quarta-feira, 31 de julho de 2013

Segundo Dia da Semana Pedagógica

          Segundo dia da semana pedagógica, iniciado com o pronunciamento do Secretário Municipal de Educação Professor Luiz Ferreira e a chefe da divisão pedagógico professora Maria José Mesquita.
          A palestra teve como tema:
   " O projeto cantando e brincando com parlendas" (Escola da Terra) e foi direcionada aos professores da zona urbana e rural , núcleo: Boca da Mata, Mocambo e Riacho Verde.

 Texto: Maria da Luz






Foto:João Paulo e Maria da Luz

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Abertura do III Planejamento Pedagógico

            Hoje  29 de julho, aconteceu no auditório Monsenhor Lindolfo Uchôa a abertura do III Planejamento Pedagógico que iniciou-se com Ensino Fundamental de ao ano ( zona urbana e rural ).
- Núcleos: Angical, Lagoa de Lages, Barreiro e Mata Fria.
           O ensino fundamental, usou como tema geral: A importância do uso pedagógico dos jogos educativos como uma ferramenta lúdica e instigante no processo de ensino aprendizagem. 

Texto: Maria da Luz













Fotos: Maria da Luz e João Paulo

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Reunião com Gestores e Supervisores da Zona Urbana

       Hoje 26 de julho foi realizado no auditório Professora Deuselina Alencar reunião com gestores e supervisores da zona   urbana. O objetivo dessa reunião teve como finalidade a apresentação da temática do planejamento que irá realizar-se nos dias 29/07 à 02/08. A temática do planejamento visa alcançar metas para melhorar o desempenho e motivar os alunos dentro da sala de aula. 
       Foi questionado também assuntos referentes ao simulado prova Brasil que está sendo aplicado nas escolas mensalmente.


 Texto: Maria da Luz












Fotos: João Paulo e Maria da Luz

terça-feira, 23 de julho de 2013

Prefeitura Municipal de Barras e Secretaria Municipal de Eduacação em Parceria Com IFPI Oferecem 200 vagas de Cursos EAD para Barras


            A Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Barras em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí ( IFPI ), estão realizando o 1º EXAME CLASSIFICATÓRIO, que será realizado no dia 18 de agosto de 2013 na Escola Municipal Desembargador Arimatéia Tito.
          As inscrições deram início no dia 17 de julho e irão até o dia 01 de agosto. As inscrições só poderão ser feitas pela internet através do site www.ifpi.edu.br onde só poderão participar pessoas que já tenham concluído o ensino médio .
   Os cursos oferecidos para o município de Barras foram :
  • Técnico em Meio Ambiente
    Perfil do Egresso: Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentos. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, remediação dos seus efeitos.
    Duração: 2 anos
  • Técnico em Secretariado
    Perfil do Egresso: Executa as operações decorrentes de programas e projetos particulares ou públicos. Executa as funções de apoio administrativo. Auxilia no controle dos procedimentos organizacionais. Auxilia na organização dos recursos humanos e materiais. Utiliza ferramentas de informática básica como suporte ás operações, organiza documentos, programa reuniões e etc.
    Duração: 2 anos
  • Técnico em Serviços Públicos
    Perfila do Egresso: Executa as operações decorrentes de programas e projetos de politicas públicas. Executa as funções de apoio administrativo. Auxilia no controle dos procedimentos organizacionais. Auxilia na organização dos recursos humanos e materiais.
    Duração: 2 anos
  • Técnico em Eventos 
    Perfil do Egresso: Auxilia e atua na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimonias, utilizando o protocolo e etiqueta formal. Realiza procedimentos administrativos e operacionais relativos a eventos . Recepciona e promove serviços de eventos. Planeja e participa da confecção de ornamentos decorativos. Coordena o armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos.
     Duração: 1 ano e meio
A prova será composta por 60 questões e o candidato terá de fazer no mínimo 15% das questões. As inscrições  em Barras também poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Educação.

Texto: João Paulo
 


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Prefeitura Adquire 100 notebooks para alunos das Escolas Municipais de Barras

O Prefeito Municipal de Barras Edilson Sérvulo, adquiriu através do  Sistema de Gestão Tecnológica - SIGETEC, 100 notebooks para os alunos das escolas da zona rural que ainda funcionam com salas multisseriadas. O objetivo é fazer com que através desse recurso tecnológico, os alunos se sintam mais estimulados e consequentemente haja uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, pois foi uma promessa de campanha do prefeito, a melhoria da qualidade da educação pública municipal.

Está previsto para o início de agosto, uma capacitação pelo NTM - Núcleo de Tecnologia Municipal aos professores dessas escolas, para que possam fazer uso dessa ferramenta e assim os alunos usufruírem corretamente dessa tecnologia.

Serão distribuídos 20 notebook para cada escola e assim, cada aluno irá receber 01 aparelho. As escolas beneficiadas são:

1- Escola Municipal Itelvina Pereira Ramos (Localidade Santa Cruz);

2- Escola Municipal João de Sá Barbosa (Localidade Pequizeiro);
 
3- Escola Municipal Raimundo José Costa (Localidade Flor do Campo);

4- Escola Municipal Elvira Coelho de Castro (Localidade Assentamento Lagoa Preta);

5- Escola Municipal Maria Eugênia da Conceição (Localidade Muricizinho).  












Texto: Francinaldo de Jesus
Fotos: João Paulo
     


quarta-feira, 17 de julho de 2013

A Secretaria Municipal de Educação Realiza Encontro com Vigias das Escolas Municipais

          A Secretaria Municipal de Educação realizou no ultimo dia 15 o "Primeiro Encontro" com os vigias das escolas municipais, que teve como ministrante o assessor jurídico Dr. Afonso Ligório, que abordou o tema "Direitos e Deveres" da categoria. O objetivo é fazer com que os vigias desempenhem melhor suas atividades no tocante a melhoria da educação municipal. Estiveram presentes o Secretário de Educação Professor Luiz Ferreira, a Diretora Administrativa Vanda Araújo e Diretora Pessoal Rosângela Rego, todos fizeram o uso da palavra abordando o tema.

Texto: Vanda Araújo








Fotos: João Paulo

terça-feira, 16 de julho de 2013

Coordenadores da Semed Reunidos para escolha da Temática do Terceiro Encontro Pedagógico

         Reunião entre coordenadores da Secretaria Municipal de Educação para escolha da temática do "Terceiro Encontro Pedagógico" que ocorrerá nos dias 29/07 a 02/08 no auditório Monsenhor Lindolfo Uchôa. O encontro tem como objetivo reunir professores da zona rural e urbana para a troca de experiências.
          


Texto: Maria da Luz










Fotos: João Paulo e Maria da Luz