O Portal GBarras.com, através de Joaquim Neto no quadro "reflexão", fez uma matéria sobre o trabalho que o Núcleo de Tecnologia Municipal de Barras - NTM vem fazendo desde a sua implantação pela Secretaria Municipal de Educação em Parceria com o MEC através do Programa Nacional de Tecnologia na Educação - PROINFO.
Confira:
A EDUCAÇÃO BARRENSE AVANÇA NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO DIGITAL.
Apresento
para essa semana, uma reflexão sobre a tecnologia da informação como
forma de inclusão social, especialmente em Barras através da área da
educação municipal. Vemos ainda como pauta a importância dos
profissionais de educação na área tecnológica, como elemento de
interligação nesse processo inclusivo.
É
que a partir desses profissionais é que iremos demonstrar a importância
do conhecimento, na era da informação para uma sociedade da informação
mais inclusiva. Investigam-se as ações que estão sendo tomadas para
garantir o sucesso desta nova sociedade, em que a inclusão deve ser o
principal foco para garantir o acesso universal e a igualdade social.
O
município de Barras desponta com algumas diretrizes sendo tomada no
campo da informação digital, atrelada a rede educacional que busca
conscientizar o professor sobre a importância que tem nesse processo de
inclusão digital com o educando.
Através da Secretaria Municipal de Educação existe um laboratório de informática que articula a importância da informação digital
para a sociedade contemporânea, especialmente a barrense e que transita
entre esse novo fenômeno mundial que têm como elemento principal a
informação, como um ponto de comunhão entre educação e inclusão social.
É
por isso que a educação barrense tem se destacado no cenário piauiense
por tratar-se da formação digital do educador dentro de uma sociedade
global que abrange e é sustentada pela informação e pelo conhecimento.
O
ponto de partida e iniciativa da secretaria de Educação barrense
através do Núcleo Tecnológico Municipal, cujo responsável Francinaldo de
Jesus tem como um dos seus aspectos mais discutidos a possibilidade da
disseminação do conhecimento, informação e inclusão digital dentro de
uma perspectiva de cultura igualmente socializada entre professor e
educando.
Trazemos
aqui para comentário, algumas dessas questões que se colocam como
fundamentais em face dessa nova realidade que se edifica na educação
barrense, frente à inclusão digital dos seus educadores e educando. Dificilmente alguém discordaria de que a sociedade barrense, de que a área da educação, não precisa de informação digital.
O
principal traço característico do debate público sobre desenvolvimento
da inclusão digital seja em nível local ou global, neste alvorecer nasce
das propostas políticas oriundas dos que são comprometidos com a
qualidade da educação e respeito pela inclusão digital e social.
Uno-me
a todos os que têm procurado fazer com que a teia da inclusão digital,
seja relacionada com as mudanças do mundo contemporâneo e, desta forma,
contribuir para destruir mitos que impedem uma consciente participação
da sociedade aconteça nesse processo de mudança.
Aqui
faço uma reflexão crítica desatrelada de facções políticas ou
ideológicas de nossa terra de marataoan e que muitas vezes não permitem
compreender as transformações sociais e não sabem avaliar as opiniões
com base em critérios definidos pelos fatos vigentes e os avanços
educacionais que Barras teve nos últimos anos.
A
inclusão digital deve ao educador e educando permitir uma sintonia, uma
integração de critérios sócio-culturais e éticos, econômicos e
políticos usualmente associados à prescrição da “sociedade da
informação” e, desta forma, colocar à disposição do cidadão barrense
caminhos para uma participação ativa na construção de seu futuro.
O
ponto de partida nesse artigo é, portanto, definir essa expressão com o
rigor possível no espaço que vem tomando o novo paradigma tecnológico
da informação que traz desafios que precisam ser enfrentados por nossos
governantes, para que a nova sociedade supere velhas e novas
desigualdades.
Portanto,
Barras no campo da educação têm constituído uma tendência dominante
definida por um novo paradigma sócio-pedagógico: o da tecnologia da
informação e o da inclusão digital que expressa a essência da presente
transformação tecnológica em suas relações com a educação e a sociedade
barrense.
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