terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Portal GBarras.com Retrata Sobre Núcleo de Tecnologias da SEMED



O Portal GBarras.com, através de Joaquim Neto no quadro "reflexão", fez uma matéria sobre o trabalho que o Núcleo de Tecnologia Municipal de Barras - NTM vem fazendo desde a sua implantação pela Secretaria Municipal de Educação em Parceria com o MEC através do Programa Nacional de Tecnologia na Educação - PROINFO.

Confira:

A EDUCAÇÃO BARRENSE AVANÇA NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO DIGITAL.


Apresento para essa semana, uma reflexão sobre a tecnologia da informação como forma de inclusão social, especialmente em Barras através da área da educação municipal. Vemos ainda como pauta a importância dos profissionais de educação na área tecnológica, como elemento de interligação nesse processo inclusivo.
É que a partir desses profissionais é que iremos demonstrar a importância do conhecimento, na era da informação para uma sociedade da informação mais inclusiva. Investigam-se as ações que estão sendo tomadas para garantir o sucesso desta nova sociedade, em que a inclusão deve ser o principal foco para garantir o acesso universal e a igualdade social.
O município de Barras desponta com algumas diretrizes sendo tomada no campo da informação digital, atrelada a rede educacional que busca conscientizar o professor sobre a importância que tem nesse processo de inclusão digital com o educando.
Através da Secretaria Municipal de Educação existe um laboratório de informática que articula a importância da informação digital para a sociedade contemporânea, especialmente a barrense e que transita entre esse novo fenômeno mundial que têm como elemento principal a informação, como um ponto de comunhão entre educação e inclusão social.
É por isso que a educação barrense tem se destacado no cenário piauiense por tratar-se da formação digital do educador dentro de uma sociedade global que abrange e é sustentada pela informação e pelo conhecimento.
O ponto de partida e iniciativa da secretaria de Educação barrense através do Núcleo Tecnológico Municipal, cujo responsável Francinaldo de Jesus  tem como um dos seus aspectos mais discutidos a possibilidade da disseminação do conhecimento, informação e inclusão digital dentro de uma perspectiva de cultura igualmente socializada entre professor e educando.
Trazemos aqui para comentário, algumas dessas questões que se colocam como fundamentais em face dessa nova realidade que se edifica na educação barrense, frente à inclusão digital dos seus educadores e educando. Dificilmente alguém discordaria de que a sociedade barrense, de que a área da educação, não precisa de informação digital.
O principal traço característico do debate público sobre desenvolvimento da inclusão digital seja em nível local ou global, neste alvorecer nasce das propostas políticas oriundas dos que são comprometidos com a qualidade da educação e respeito pela inclusão digital e social.
Uno-me a todos os que têm procurado fazer com que a teia da inclusão digital, seja relacionada com as mudanças do mundo contemporâneo e, desta forma, contribuir para destruir mitos que impedem uma consciente participação da sociedade aconteça nesse processo de mudança.
Aqui faço uma reflexão crítica desatrelada de facções políticas ou ideológicas de nossa terra de marataoan e que muitas vezes não permitem compreender as transformações sociais e não sabem avaliar as opiniões com base em critérios definidos pelos fatos vigentes e os avanços educacionais que Barras teve nos últimos anos.
A inclusão digital deve ao educador e educando permitir uma sintonia, uma integração de critérios sócio-culturais e éticos, econômicos e políticos usualmente associados à prescrição da “sociedade da informação” e, desta forma, colocar à disposição do cidadão barrense caminhos para uma participação ativa na construção de seu futuro.
O ponto de partida nesse artigo é, portanto, definir essa expressão com o rigor possível no espaço que vem tomando o novo paradigma tecnológico da informação que traz desafios que precisam ser enfrentados por nossos governantes, para que a nova sociedade supere velhas e novas desigualdades.
Portanto, Barras no campo da educação têm constituído uma tendência dominante definida por um novo paradigma sócio-pedagógico: o da tecnologia da informação e o da inclusão digital que expressa a essência da presente transformação tecnológica em suas relações com a educação e a sociedade barrense.

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