quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Professores da SEMED participam de Oficina Promovida pela Coordenação da Educação Especial

        A Educação Inclusiva é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional. Criados na década de 70, os pressupostos da Educação Inclusiva fundamentam vários programas e projetos da educação. Neste artigo, mostramos o trabalho da Oficina de 2014 promovida pela Coordenação Especial que tem a frente à professora Maria da Conceição Calaça, juntamente com as professoras Filomena Correia e Odilina Portela. Participaram da Oficina todos os professores que atuam junto às Classes Especiais das escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Barras.

        A atual Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20/12/1996, trata, especificamente, no Capítulo V, da Educação Especial. Define-a por modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais. Assim, ela perpassa todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. 

        De parabéns está toda a equipe, pois o trabalho foi brilhante e consequentemente às crianças especiais das nossas escolas serão bem assistidas, diz o secretário municipal de Educação Luiz Ferreira.









Textos: Francinaldo de Jesus
Fotos: Conceição Calaça

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SEMED realiza mais uma Semana Pedagógica para abrir o Ano Letivo de 2014

        Ontem (27), a Secretaria Municipal de Educação deu início à 1ª Semana Pedagógica do Ano Letivo de 2014. O tema abordado nas palestras e oficinas é: "Ler para Crescer, fazendo a diferença". 

        Os trabalhos se iniciaram com as mensagens de boas vindas pela equipe da SEMED e depois palestras proferida pela professora Chenna Rocha. Já hoje, estão sendo realizadas oficinas pela equipe da Educação Infantil com o Sub-tema: "O encontro e canto de Vinícius de Morais, brincando e aprendendo com a poesia" e da Educação Especial com o "Conhecer para Incluir".

Educação Infantil

 



Educação Especial





Textos e fotos: Francinaldo de Jesus

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Secretaria de Educação Planeja Construção de Quadra Esportiva para a Localidade Canto do Sindô

      O Secretário Municipal de Educação Luiz Ferreira, o engenheiro civil Elivaldo, o coordenador do PAR Francinaldo de Jesus, a coordenadora do Núcleo de Tecnologias da SEMED Maria do Carmo, estiveram na Localidade Canto do Sindô para elaboração de um projeto para a construção de mais uma Quadra Coberta com Vestiário em atendimento aos estudantes e jovens daquela comunidade.

        O terreno já foi doado pela comunidade, em parceria com o Vereador Islândio Sales e até o Segundo Semestre desse ano, as obras terão início, informa o Secretário de Educação.

        Segundo o prefeito Edilson Sérvolo, até o fim desse mandato serão implantadas várias obras que incentivem as atividades recreativas e culturais tanto na zona urbana, quanto rural do município.



Prefeitura de Barras Começa o ano de 2014 com Grandes Obras na Área da Educação

     A Prefeitura Municipal de Barras através da Secretaria Municipal de Educação, deu início a construção de 02 Quadras Poliesportivas para atendimento aos jovens e estudantes das localidades Vila França e Riacho Verde.

       As quadras são cobertas e com vestiário e fazem parte do Programa do PAR - Plano de Ação Articulada do Município com recursos do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O objetivo dessas obras é  facilitar o desenvolvimento das atividades recreativas de cada uma das escolas dessas localidades, bem como o uso para atividades culturais da comunidade, o que foi uma promessa de campanha do Prefeito Edilson Sérvolo: a melhoria na qualidade da Educação Municipal.

      Ontem (22) o Secretário Municipal de Educação Luiz Ferreira, o Engenheiro e Fiscal Elivaldo, o coordenador do PAR Francinaldo e a coordenadora do Núcleo de Tecnologias da SEMED Maria do Carmo, estiveram acompanhando o andamento das obras.

Localidade Vila França


Localidade Riacho Verde


Textos e Fotos: Francinaldo de Jesus



quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

SEMED adquire equipamentos tecnológicos e levará Internet à Escolas da Zona Rural

      A Secretaria Municipal de Educação, recebeu hoje do Programa PAR/Proinfo, equipamentos tecnológicos para atendimento a 06 escolas da zona rural. Os equipamentos serão para a ampliação dos Laboratórios de Informática, bem como o acesso à Internet e consequentemente uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem, pois com a Internet os alunos poderão se lograr com o mundo e adquirir muito mais conhecimentos.

      O projeto faz parte de uma ação do PAR através do programa PROINFO - Programa de Informática na Educação. Segundo o coordenador do PAR, Francinaldo de Jesus, cada escola está recebendo 02 computadores completo, impressora moderna, quites de internet via wireless e webcam.
      As escolas beneficiadas são das localidades: Passa Tudo, São Luis, Sossego, Jardim II, Mundo Novo e Solidão.

      Segundo o Secretário Municipal de Educação, senhor Luiz Ferreira, a meta esse ano é elevar mais ainda o nível de Ensino e assim, será investido cada vez mais na Educação Municipal, para que os estudantes possam cada vez mais progredir no processo de ensino-aprendizagem.







Texto e fotos: Francinaldo de Jesus