terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Portal GBarras.com Retrata Sobre Núcleo de Tecnologias da SEMED



O Portal GBarras.com, através de Joaquim Neto no quadro "reflexão", fez uma matéria sobre o trabalho que o Núcleo de Tecnologia Municipal de Barras - NTM vem fazendo desde a sua implantação pela Secretaria Municipal de Educação em Parceria com o MEC através do Programa Nacional de Tecnologia na Educação - PROINFO.

Confira:

A EDUCAÇÃO BARRENSE AVANÇA NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL E INCLUSÃO DIGITAL.


Apresento para essa semana, uma reflexão sobre a tecnologia da informação como forma de inclusão social, especialmente em Barras através da área da educação municipal. Vemos ainda como pauta a importância dos profissionais de educação na área tecnológica, como elemento de interligação nesse processo inclusivo.
É que a partir desses profissionais é que iremos demonstrar a importância do conhecimento, na era da informação para uma sociedade da informação mais inclusiva. Investigam-se as ações que estão sendo tomadas para garantir o sucesso desta nova sociedade, em que a inclusão deve ser o principal foco para garantir o acesso universal e a igualdade social.
O município de Barras desponta com algumas diretrizes sendo tomada no campo da informação digital, atrelada a rede educacional que busca conscientizar o professor sobre a importância que tem nesse processo de inclusão digital com o educando.
Através da Secretaria Municipal de Educação existe um laboratório de informática que articula a importância da informação digital para a sociedade contemporânea, especialmente a barrense e que transita entre esse novo fenômeno mundial que têm como elemento principal a informação, como um ponto de comunhão entre educação e inclusão social.
É por isso que a educação barrense tem se destacado no cenário piauiense por tratar-se da formação digital do educador dentro de uma sociedade global que abrange e é sustentada pela informação e pelo conhecimento.
O ponto de partida e iniciativa da secretaria de Educação barrense através do Núcleo Tecnológico Municipal, cujo responsável Francinaldo de Jesus  tem como um dos seus aspectos mais discutidos a possibilidade da disseminação do conhecimento, informação e inclusão digital dentro de uma perspectiva de cultura igualmente socializada entre professor e educando.
Trazemos aqui para comentário, algumas dessas questões que se colocam como fundamentais em face dessa nova realidade que se edifica na educação barrense, frente à inclusão digital dos seus educadores e educando. Dificilmente alguém discordaria de que a sociedade barrense, de que a área da educação, não precisa de informação digital.
O principal traço característico do debate público sobre desenvolvimento da inclusão digital seja em nível local ou global, neste alvorecer nasce das propostas políticas oriundas dos que são comprometidos com a qualidade da educação e respeito pela inclusão digital e social.
Uno-me a todos os que têm procurado fazer com que a teia da inclusão digital, seja relacionada com as mudanças do mundo contemporâneo e, desta forma, contribuir para destruir mitos que impedem uma consciente participação da sociedade aconteça nesse processo de mudança.
Aqui faço uma reflexão crítica desatrelada de facções políticas ou ideológicas de nossa terra de marataoan e que muitas vezes não permitem compreender as transformações sociais e não sabem avaliar as opiniões com base em critérios definidos pelos fatos vigentes e os avanços educacionais que Barras teve nos últimos anos.
A inclusão digital deve ao educador e educando permitir uma sintonia, uma integração de critérios sócio-culturais e éticos, econômicos e políticos usualmente associados à prescrição da “sociedade da informação” e, desta forma, colocar à disposição do cidadão barrense caminhos para uma participação ativa na construção de seu futuro.
O ponto de partida nesse artigo é, portanto, definir essa expressão com o rigor possível no espaço que vem tomando o novo paradigma tecnológico da informação que traz desafios que precisam ser enfrentados por nossos governantes, para que a nova sociedade supere velhas e novas desigualdades.
Portanto, Barras no campo da educação têm constituído uma tendência dominante definida por um novo paradigma sócio-pedagógico: o da tecnologia da informação e o da inclusão digital que expressa a essência da presente transformação tecnológica em suas relações com a educação e a sociedade barrense.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Coordenadores da SEMED Participam de Capacitação Sobre Tecnologias

Os coordenadores do Programa Escola Ativa de Barras, Sinésia Vasconcelos e Rita Rosa, bem como o multiplicador do Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM, professor Francinaldo de Jesus, participam de uma capacitação no auditório do Lord Hotel em Teresina para capacitarem os professores municipais de Barras que fazem parte da Escola Ativa a usarem os computadores dos Laboratórios do PROINFO existentes em suas escolas. Um dos maiores problemas enfrentados pelos professores quanto ao uso dessa tecnologia, é que os programas das máquinas é o Linux Educacional e muitos desconhecem como usarem.







sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Semana Pedagógica é Encerrada Com Palestras e Distribuição de Kits aos Professores

Terminou hoje a Semana Pedagógica que abriu os trabalhos letivos do ano de 2012. Durante a semana aconteceram palestras, capacitações e planejamentos. A visão da SEMED é garantir uma escola pública municipal universal em seu compromisso com a democratização de oportunidades sócio-educativa, plural na promoção do respeito à diversidade e ética em sua responsabilidade de formação de valores para uma educação cidadã, solidária e socialmente inclusiva. Ao encerrar o Encontro foi distribuido um kit com material pedagógico aos professores.









Fonte: Francinaldo de Jesus

Prefeito Chico Marques é Pioneiro em Obras da Educação

O prefeito Chico Marques quer ver uma educação de qualidade em sua gestão e por isso tem  procurado equipar com o que há de mais moderno as escolas da rede. Ontem teve início a climatização das salas de aula da Escola Municipal Tancredo Neves, pois os alunos e professores necessitam de um ambiente aconchegante para se sentirem estimulados.

Várias escolas foram reformadas, ampliadas e equipadas. Na localidade Passa Tudo por exemplo, a escola recebeu um poço tubular, sala de Informática, mais duas salas de aulas, banheiros e uma quadra coberta.

Confira Fotos da Escola Municipal Chiquinha Gomes da Localidade Passa Tudo.


Ampliação
Laboratório de Informática

 Quadra de Esportes

A Secretaria só no mês de janeiro adquiriu 1000 (mil) carteiras escolares para as escolas da rede.



Aparelhos de arcondicionados splits para climatização da Escola Municipal Tancredo Neves. No decorrer do ano várias escolas serão climatizadas, pois a meta é a climatização de todas elas.


A Secretaria Municipal de Educação - SEMED, aquiriu também 04 ônibus novos para garantir um transporte de qualidade aos alunos e 04 veículos para a sede, onde faciltará o acompanhamento dos técnicos em dar apoio direto nas escolas.




terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Semana Pedagógica Abre os Trabalhos Letivos de 2012

Teve início ontem a Semana Pedagógica para abrir os trabalhos letivos de 2012. Após a abertura proferida pela Secretária de Educação Lourdes Morais, o prefeito Chico Marques se pronunciou e por diversas vezes foi aplaudido pelos presentes em reconhecimento ao seu brilhante trabalho.
Em seguida foram realizadas palestras como: Arte de Educar com Qualidade com Jefferson Xavier, Plano de Ações Articuladas - PAR com Rosimar Soares da SEDUC e Fatores para uma Escola Eficaz com as Profªs Cleire e Ana Célia.
Já hoje, o encontro foi marcado pela palestra de Marcelino Camargo sobre Motivação, onde o mesmo animou a todos os participantes e Ana Célia da Empresa Interativa realizou estudos com os diretores e supervisores das escolas em busca da melhoria da qualidade da educação. Logos após, foi servido almoço a todos . No turno da tarde foram formados três grupos para planejarem suas atividades para o primeiro bismestre do ano, sendo Educação Infantil no Auditório Deuselina Alencar, Ensino Fundamental no Auditório Monsenhor Lindolfo Uchoa e os professores de Português no Centro Catequético.

Abertura com o Hino Municipal de Barras
 Secretária Lourdes Morais
 Público Presente
 Prefeito Chico Marques
 Rosimar da SEDUC
 Marcelino Camargo


Ana Célia em palestra no Auditório Interno


Almoço

Fonte: Francinado de Jesus

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Prefeito Entrega Veículos e Prédio Todo Reformado e Equipado à Comunidade de Barras

Local onde muitos barrenses conheceram as primeiras letras, o antigo patronato foi todo reformado e hoje é sede da Secretaria Municipal de Educação, cuja inauguração ocorreu na noite de sábado em um cerimônia para lá de prestigiada.
A estrutura possui 22 dependências completamente climatizada, um amplo auditório equipado com sistema moderno para exposição de áudio e vídeo, refeitório e é ideal para receber eventos de grande porte. A obra foi totalmente realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Barras (QSE).
Na mesma solenidade foram entregues 04 ônibus, 01 vam de 16 lugares 02 motos e 01 fiat Uno para transporte de alunos e professores.
Em seu discurso, o prefeito Chico Marques enumerou alguma de suas ações para o setor. A SEMED já conta com 57 laboratórios de informática nas escolas da rede, 01 creche Proinfância sendo construída no Bairro Santinho, outra creche que será construída no Bairro São Cristóvão, quadra coberta com vestiário e uma escola com 12 salas de aula também no Santinho. A meta prestes a ser concluída de 1 computador por aluno através do Programa UCA às escolas com mais de 500 alunos, 1 prédio no Bairro Xique-Xique onde será disponibilizado  internet banda larga wireless gratuita para toda a comunidade. "Eu desafio o gestor que mais reformou escolas do que eu. Até março entregarei todas as reformas que estão sendo feitas", pontuou o prefeito.
Chico Marques falou também da valorização ao professor. Segundo ele, aumentou o salário da categoria em 15% a mais que o piso nacional e 75% do salário foi dado de presente no dia dos professores e 50% aos funcionários administrativos. 

 Veja imagens! 







Fachada do Prédio
Sala de Projetos

Recepção
Corredor da Entrada
 
Coordenação
Corredor Interno

Sala de Inspeção

Refeitório

Corredor Externo

Banheiro

Auditório
 Fonte: Francinaldo de Jesus e Maria Carcará/ Portal Meio Norte